sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Tecnologia Assistiva - Símbolos da Comunicação Aumentativa Alternativa CAA e o software Boardmake.


   Pensar bem, planejar com cuidado, de forma a explorar as potencialidades do aluno é extremamente importante, com minha aluna R fiz:
1º momento: Conversei com a aluna, sobre como tem sido seu dizer e propor a ela que a pró vai mostrar para ela o que comeu no café da manhã e depois ela vai fazer o mesmo com o uso das imagens e depois fazer a mesma coisa no computador com o programa Boardmake.

2º momento: Contei a historinha do patinho feio, envolvendo vários animais.

3º momento: Realizei o reconhecimento dos animais da historia espalhar todos na mesa e pedir que ela pegue o pato, o gato e assim por diante.

4º momento: Interagi com os animais através do programa Boardmake, pegar uma prancha de sentimentos e desejos, apresentar os itens da prancha para a criança e depois com o uso do mouse de pressão, fazer as perguntas direcionar as respostas e pedir que ela aperte o mouse quando a eu passar pela opção que ela desejar.
    Busquei Utilizar símbolos da Comunicação Auternativa Aumentativa CAA e o software Boardemake como meio de estabelecer uma comunicação efetiva, desenvolvendo potenciais de organização do pensamento e aprendizagem.Nessa proposta de atividade quis demonstrar um pouco do cotidiano da aluna e relatar suas preferências e desejos pelos animais.
  A aluna possui grandes limitações motoras e como tem pouco tempo de trabalho com a tecnologia, ainda demora bastante para conseguir pressionar o mouse na alternativa escolhida. Mais ela consegue pegar as imagens demonstrando sua resposta, compreende claramente o que se pede e tem vontade se esforçando para realiza a atividade proposta.
Iniciamos o dia com R contando o que ela comeu no café da manhã tanto com os símbolos quanto no computador com o Boardmake. Depois contei a historinha do Patinho Feio com o uso de dedoches e posteriormente passamos para o reconhecimento dos animais, qual é o leão? E a criança pegava, depois interagimos sobre os animais no Boardmake, Qual animal você mais gosta? Qual você tem medo? E o deles qual o que você não gosta? Você queria ter um animal em casa?, nesse momento a aluna de forma bem lenta apertava o mouse demonstrando suas respostas. A aluna teve grande interesse no desenvolvimento da atividade, mais sua grande empolgação foi no momento da história e também no uso do computador, R começou a usar o mouse de pressão em agosto desse ano junto com o programa Boardmake mais demonstrou uma vontade tão grande de utilizar que tem tido avanços que me surpreenderam. 
        Achei a qualidade do trabalho muito boa, pois conseguiu envolver a criança, ela sentiu-se estimulada a se comunicar, e com vontade em demonstrar seus sentimentos e emoções, trabalhamos com animais que estavam fora de seu contexto que foram apresentados naquele dia e a mesma demonstrou desejo em conhecer e ter animais que ela tinha acabado de conhecer.
        Para uma criança que começou a estudar com seis anos e que iniciou no meio desse ano um trabalho mais sistematizado de estimulo a aprendizagem e comunicação os resultados tem sido excelentes. Nesse momento percebo que devo sempre ter paciência e persistência ao desenvolver trabalhos com os alunos especiais e principalmente estudar e me dedicar, cada dia mais, à aprender tudo que pode facilitar e ampliar as possibilidades de aprendizagem e de autonomia na vida dessa criança.
Essa a atividade foi desenvolvida no horário de atendimento da sala de recursos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário